Projeto de Capelania


Projeto de Implantação de Capelania

Requerente: _______________________________


Instituição: _____________________________
   
Solicitando a: _______________________________


Qualificação do Capelão: _________________________


Serviço Permanente de Capelania (SEPECAP)


            CAPELANIA - o que é? Trata-se de uma assistência religiosa prestada por ministro religioso garantido por lei em entidades civis e militares de internação coletiva como dispositivo previsto na Constituição Brasileira de 1988 nos seguintes termos: «é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva.» (CF art. 5º, VII).

            Capelania é uma atividade cuja missão é colaborar na formação integral do ser humano, oferecendo oportunidades de conhecimento, reflexão, desenvolvimento e aplicação dos valores e princípios ético-cristãos e da revelação de Deus para o exercício saudável da cidadania.

            A capelania é a organização responsável pela transmissão dos cuidados pastorais às pessoas que estão em crises. Através da capelania tem-se a oportunidade de ministrar o evangelho, como também, de descobrir os meios de auxiliar as pessoas que estão com problemas, a enfrentar séria e realisticamente as suas frustrações, medos e desapontamentos. É um trabalho de assistencialismo, com enfoque espiritual.

            O Capelão com a habilidade que tem de transmitir o evangelho tem como função primária completar o atendimento dispensado ao indivíduo. O capelão pode incutir nos familiares o senso de tranquilidade e confiança, preparando-a psicologicamente, para o tratamento que se seguirá. Esses familiares precisam de amizade, compreensão e amor, e elas esperam encontrar tudo isso no capelão.

            Para fins de dar assistência religiosa, foi assegurado na constituição vigente tal direito substanciado no serviço de capelania.

            A capelania legalmente constituída, representada por capelães preparados para tal função, usando-se o princípio do bom senso, a maneira de trajar-se, a maneira no trato pessoal, a boa formação acadêmica e, sobretudo, espiritual e respeitada às normas próprias de cada instituição, é assegurado o direito de entrar e sair a qualquer hora. Levara conforto e apresentar o plano da salvação aos aflitos e necessitados.

            É um ministério de evangelização e consolo, trabalhando junto aos médicos, psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, visando um atendimento às pessoas que sofrem levando-os conforto em hora de aflição e transmitindo ensinos bíblicos de que cada pessoa tenha um encontro pessoal com Jesus Cristo.

            A dificuldade torna o homem, sensível, levando-o a pensar em Deus, buscando comunhão profunda e íntima, abrindo o seu coração e a sua mente para ouvir sobre o amor de Deus.

            O Ministério de Capelania tem como objetivo junto às entidades hospitalares públicas e privadas, asilos, escolas, empresas, estabelecimentos prisionais civis ou militares, sanatórios, quartéis das forças armadas e auxiliares, prestarem aos internados:      
a) Atendimento diário diuturnamente leito a leito;    
b) Cultos com pacientes e familiares e servidores;    
c) Aconselhamento bíblico e estudos bíblicos;          
d) Atendimento psicológico aos familiares;   
e) Aconselhamento aos pacientes terminais; 
f) Programação especial em datas comemorativas;   
g) Palestras para profissionais que voluntariamente manifestarem o desejo de estudar a bíblia, gratuitamente.      

            Capelão o que é? Capelão é um ministro religioso devidamente preparado, autorizado a prestar assistência religiosa e a realizar cultos religiosos em comunidades religiosas, conventos, colégios, universidades, hospitais, presídios, corporações militares e outras organizações. Ao longo da história, muitas cortes e famílias nobres tinham também o seu capelão.          

            São atribuições do capelão fixo nas entidades:         
a) coordenar todo o serviço de Capelania respondendo diretamente junto às entidades hospitalares públicas e privadas, estabelecimentos prisionais civis ou militares, sanatórios, quartéis das forças armadas e auxiliares;           
b) designar os capelães-auxiliares no atendimento a pacientes e a funcionários;     
c) dirigir e coordenar os serviços dos capelães-auxiliares;    
d) organizar as atividades da capelania;        
e) aprovar todo material impresso a ser distribuído;  
f) estabelecer praxes acerca dos deveres e direitos dos visitadores;  
g) empreender conferências; cabendo-lhe a seleção de conferencistas de fora;       
h) observar o cumprimento dos regulamentos da capelania, zelando pelo bom convívio;   
i) escrever ou aprovar artigos para publicação e boletins da capelania;        
j) dirigir ofícios fúnebres atendendo aos pedidos;     
k) convocar reuniões com a equipe da capelania      

Onde se pode exercer a CAPELANIA:          
Escolas; Presídios; Hospitais; Quartéis Militares; Cemitérios; Sindicatos; Empresas; Clubes; Creches; Condomínios; Instituições Públicas (Câmara, Prefeitura...), entre outras.


Capelão Solicitante: _____________________________
Nome e Grau Eclesiástico: __________________________
RG e CPF: _______________ / ________________   



Capelão Elias Batista Nogueira
PhD / ThD / DD
Chefe do Serviço Permanente de Capelania

Contamos com uma equipe de professores incluindo Mestres e Doutores em Teologia e áreas afins e um centro de instrução, treinamento e aperfeiçoamento para Capelães e Educadores Religiosos.


Diploma e Credencial do Projeto SEPECAP
(Serviço Permanente de Capelania)




Diploma e Credencial do Centro de Formação IEE / FAETE
(Instituto de Educação Eclesiástica e Faculdade Episcopal de Teologia)




Nenhum comentário:

Postar um comentário